150 anos de serviço e evangelização para os mais pobres

«Em verdade vos digo que o que fizeram a um desses meus irmãos mais novos me fizeram» Mt 25,40

Introdução

Em 18 de julho de 2020, são comemorados 150 anos da chegada da campanha das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e dos padres da Congregação da Missão ao Equador.

“O Senhor tem sido ótimo conosco e somos felizes”; por isso, como Família Vicentina, agradecemos a Deus o doador de todo bem e ao povo do Equador.

Origens na França

Em 1617, Vicente de Paulo, confessando a um velho moribundo, recebe a inspiração para fundar os sacerdotes da Congregação da Missão.

Ele próprio, ao frequentar com seus paroquianos uma família afetada pela peste, organiza as Irmandades da Caridade; mais tarde, com Luisa de Marillac, fundou a Campanha das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. O carisma é servir e evangelizar os mais pobres com espírito de humildade, simplicidade e caridade.

A humildade

“Isso leva a tomar consciência dos dons recebidos de Deus, dando graças por eles e colocando-os a serviço de outros” (c. 18)

Simplicidade

“É uma maneira de ser e agir com transparência, autenticidade, coerência, verdade, retidão nas palavras e na vida”. (P. Javier Alvarez, CM)

Caridade

“A Caridade à qual são chamados é a mesma caridade de Cristo Jesus, que os faz amar a Deus com todo o seu ser, favorece e mantém a comunhão entre as Irmãs; exorta-as a servir os Pobres com bondade, gentileza, compaixão e amor, eles são seus senhores. (C.18)

Em 1869, o Presidente Gabriel Garcia Moreno administra a chegada das Filhas da Caridade e dos Pais da Congregação da Missão ao Equador. Em julho e agosto de 1870, chegam 20 Filhas da Caridade, 4 Sacerdotes da Congregação da Missão e Peru. 3 Filhas de Caridade de Paris chegam para servir em Guayaquil e Quito.

O Presidente Gabriel García Moreno também é responsável pela administração e cuidado pastoral de hospitais e escolas de meninas pobres da Companhia das Filhas da Caridade; Com ela, o selo Carisma Vicentino com Mariano se espalha por todo o país.

Os Padres da Congregação da Missão contribuíram para a Cultura e a Evangelização, servindo a Igreja do Equador desde 1870 em vários ministérios que lhes foram confiados: formação do Clero por mais de cem anos, contribuição muito valiosa para a Igreja e o povo; acompanhamento às Filhas da Caridade em diferentes obras de: Solud, Educação, Social, serviço pastoral nas paróquias e em missões populares. Os missionários se destacaram por suas virtudes, sabedoria, arte, liderança apostólica e santidade.

Atualmente o carisma cresceu e a árvore está crescendo, os padres da Congregação da Missão e as Filhas da Caridade felicitam a existência da Família Vicentina no Equador (FAVIE): Associação Internacional de Caridade (AIC) Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), Missionários Indianos Vicentinos (MIV), Missionários Seculares Vicentinos (MISEVI), Juventude Mariana Vicentina (JMV), Associação das Medalhas Milagrosas (AMM), Luisitas e Vicentitos (LUVI), irmãos com quem andamos a grande tarefa de construir um mundo novo, justo e fraterno, que experimenta a antecipação do Reino de estilo vicentino.

Continuamos com os serviços que respondem às necessidades de: treinamento, educação, saúde, catequese paroquial e acolhimento de crianças, adolescentes e idosos em risco.

Nosso compromisso com a mudança sistêmica nos leva a atender às necessidades de jovens, migrantes, refugiados, vítimas de violência de gênero, tráfico de pessoas e todas as formas de discriminação e exclusão social, articuladas aos esforços de outros atores. Nacional e internacional

Nós olhamos para o futuro com alegria e esperança, abandono na Divina Providência e no amor materno de Nossa Mãe da Medalha Milagrosa.

O que fazemos como FAVIE?

Em Treinamento

Na Educação

Nos Projetos de Mudança Social e Sistêmica

Em saúde

Em várias obras: catequese e missões

Nas cantinas da comunidade

Você pode ser vicentino

Venha, estamos esperando por você!

Companhia das Filhas da Caridade

  • Casa Provincial: Bolívar Oe6 110 e Imbabura
  • Ap. 17-01-2351 – Quito, Ecuador
  • S. Angelica Almeida . 098 045 9249 . 02-2282-996
  • www.faceebook.com/hdlcecuador/

Congregação da Missão

  • Oriente y Sucre – Conocoto, Quito, Ecuador
  • P. Luis Enrique García . 099 485 4954 . 02 2341026